Editorial

Conteúdo de utilidade pública com qualidade.

O papel do cirurgião digestivo na endometriose

O papel do cirurgião digestivo na endometriose

A endometriose é uma doença que pode acometer tecidos dos ovários, tubas uterinas e intestino. Os sintomas mais comuns, no caso da endometriose intestinal, são dor pélvica e sangramento retal.

O papel do cirurgião digestivo na endometriose é identificar as doenças intestinais e encaminhar para que sejam realizados exames para diagnosticar a doença. Um dos exames necessários para tal diagnóstico é a retossigmoidoscopia, exame endoscópico de imagem para diagnosticar doenças que acometem o final de intestino grosso (reto e sigmóide). Exames mais complexos como a colonoscopia e ultrassonografia podem estudar melhor o aparelho digestivo, ajudando também no diagnóstico da doença.

Em caso cirúrgico o pré-operatório é muito importante para saber qual procedimento a paciente será submetida, pois no tratamento da endometriose intestinal pode ser feita uma raspagem ou até mesmo a retirada de segmentos do intestino. Já o pós-operatório, pode ser necessário à colocação de sondas e o intestino sofre algumas alterações em seu formato, e isso pode piorar a prisão de ventre em pacientes que já têm o problema, com isso é necessário que tenha acompanhamento e uma dieta equilibrada.

Dr.Tarcísio Carneiro, Cirurgião do aparelho digestivo em conjunto com Dr Melissandro Lacerda, ginecologista especializado no tratamento da endometriose contam com mais de 10 anos de experiência no tratamento da endometriose pélvica com invasão de órgãos como reto, apêndice cecal, íleo terminal, ovários, tubas uterinas e bexiga. Já foram realizadas mais de 100 retossigmoidectomias (cirurgia para tratamento do sigmóide e reto) por videolaparoscopia pela equipe. A videolaparoscopia é um método minimamente invasivo, que permite o tratamento através de pequenos cortes, causa menos dores ao paciente e a recuperação é mais rápida, além de ser mais segura.

O tratamento cirúrgico da endometriose invasiva deve ser realizada por uma equipe especializada. Portanto, é de extrema importância o acompanhamento de um especialista, como o cirurgião digestivo e ginecologista especializado em endometriose, tanto para o procedimento cirúrgico como para o acompanhamento e revisão.

Dr. Tarcísio Carneiro - CRM 4366

Estamos localizados em João Pessoa-PB